Presidente do IPEM-PR visita empresas ligadas à Associação Paranaense de Postos Autorizados de Cronotacógrafos 18/12/2018 - 14:30
O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, Emerson Rosetti, tem visitado alguns postos de selagem e ensaios metrológicos, que fazem parte da Associação Paranaense de Postos Autorizados de Cronotacógrafos – APAC-PR, entidade ligada à Associação Nacional dos Postos de Ensaios de Cronotacógrafos – ANPECI.
Segundo o presidente Emerson Rosetti, “durante a minha gestão frente ao IPEM-PR, venho buscando valorizar parcerias com a iniciativa privada, principalmente os que preservam o associativismo, que é muito importante, pois através dessa Associação essas empresas ganham maior relevância no cenário em que atuam, porque contam com o apoio de entidades sérias e responsáveis, principalmente quando se trata de cronotacógrafos, que representam a 'caixa-preta' dos veículos que têm obrigatoriedade no seu uso”, disse Rosetti.
Nessa semana, o presidente do IPEM-PR visitou a empresa Roccão Peças e Acessórios, de Cianorte, de propriedade de José Claudiney Rocco, que hoje é o presidente da APAC-PR. A Roccão é cadastrada junto ao INMETRO. Rosetti visitou ainda a TCO Tacógrafos, de Cascavel, do empresário Leo Gaidarji, que também é um Posto de Ensaio e Selagem credenciado pelo Instituto Nacional.
Em Curitiba, o presidente Emerson Rosetti esteve na empresa MM Tacógrafos, de propriedade de Sheren e Dilmar Bueno. Sheren Bueno é a representante no Paraná da Associação Nacional dos Postos de Ensaio de Cronotacógrafos. A MM Tacógrafos é uma empresa especializada em certificações de cronotacógrafos, autorizada pelo INMETRO a realizar manutenção, calibração, selagem, ensaio metrológico e emissão de certificados.
CRONOTACÓGRAFOS - O cronotacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.
Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista. O Instituto orienta os proprietários dos veículos em situação irregular a submeter os instrumentos à verificação metrológica obrigatória, a fim de garantirem o cumprimento da legislação e evitarem penalidades. O Certificado de Verificação emitido pelo IPEM-PR, que tem validade de dois anos.
OUVIDORIA IPEM-PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.