Ouvidoria
Concebidas como uma instância para possibilitar a participação dos cidadãos e aprimorar o controle social sobre as instituições públicas, as ouvidorias públicas promovem e garantem os direitos de cidadania, por meio do diálogo e da prestação de contas.
Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.
A Ouvidoria do IPEM-PR
O objetivo da Ouvidoria do IPEM-PR é promover a participação do cidadão e empresário, garantir a transparência e a accountability (responsabilização) das entidades, bem como receber, analisar, encaminhar e acompanhar as manifestações dos cidadãos e empresários, denúncias de irregularidades, reclamações, sugestões, elogios ou outras demandas relacionadas à atuação da sociedade e ambiente empresarial.
ATENDIMENTOS REALIZADOS | |||||||||||||
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JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ | TOTAL | |
2016 | 35 | 46 | 49 | 41 | 23 | 37 | 53 | 62 | 46 | 51 | 39 | 47 | 529 |
2017 | 70 | 85 | 97 | 44 | 41 | 51 | 57 | 53 | 56 | 70 | 47 | 33 | 704 |
2018 | 36 | 44 | 34 | 70 | 40 | 50 | 56 | 64 | 49 | 63 | 50 | 44 | 600 |
2019 | 42 | 55 | 54 | 63 | 49 | 93 | 72 | 108 | 82 | 75 | 49 | 54 | 796 |
2020 | 49 | 48 | 61 | 21 | 50 | 20 | 30 | 33 | 52 | 27 | 25 | 24 | 440 |
2021 | 43 | 46 | 60 | 35 | 43 | 42 | 39 | 34 | 42 | 44 | 66 | 47 | 541 |
2022 | 26 | 40 | 41 | 41 | 40 | 28 | 35 | 40 | 37 | 35 | 25 | 36 | 424 |
2023 | 65 | 34 | 52 | 47 | 56 | 61 | 67 | 63 | 70 | 67 | 63 | 48 | 628 |
2024 | 68 | 82 | 109 | 81 | 67 | 102 | 83 | 98 | 73 | 84 | 78 |
RELATÓRIOS DE SOLICITAÇÕES E ATENDIMENTOS | ||||
2023 | 1º TRIMESTRE | 2º TRIMESTRE | 3º TRIMESTRE | 4º TRIMESTRE |
2024 | 1º TRIMESTRE | 2º TRIMESTRE | 3º TRIMESTRE |
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Serviço
horário de atendimento no 0800 645 0102
de segunda à sexta, 8h as 12h e 13h as 17h
Ouvidor - Sergio Jose Camargo
Quando usar a Ouvidoria?
A Ouvidoria do IPEM-PR está disponível para receber sugestões, denúncias e elogios em primeira instância, assim como reclamações, solicitações e dúvidas não solucionadas pelos canais de atendimento convencionais. Ela abrange questões relacionadas aos processos de fiscalização, verificação da conformidade de produtos e serviços, e verificação metrológica, segundo as regulamentações estabelecidas pelo INMETRO. A Ouvidoria é um recurso valioso para os cidadãos e empresários contribuírem com suas opiniões e feedbacks, visando aprimorar a qualidade dos serviços e a atuação do IPEM-PR, de forma transparente e imparcial
Como Denunciar?
A Ouvidoria é o canal oficial para recebimento de denúncias relacionadas a balanças, bombas de combustível, brinquedos, certificação INMETRO, extintores de incêndio, inspeção em ônibus escolar, instaladores de kit GNV, produtos pesados e medidos, produtos têxteis, radares (medidores de velocidade) e casos de corrupção.
Se você identificou qualquer irregularidade ou deseja fazer uma denúncia em relação a esses assuntos, pedimos que entre em contato conosco por meio dos canais disponíveis para a Ouvidoria do IPEM-PR. Você pode entrar em contato conosco via telefone, e-mail ou preenchendo o formulário específico disponível em nosso site.
Importante: A Ouvidoria tem a obrigação legal de manter o sigilo a respeito da identidade do denunciante de boa-fé Todas as denúncias são tratadas com confidencialidade e serão investigadas de forma adequada e imparcial.
As manifestações recebidas pela Ouvidoria são registradas com um número de protocolo, incluídas no banco de dados e endereçadas às Áreas do IPEM-PR responsáveis pelo assunto da mensagem. Em cada uma das Áreas, os interlocutores recebem as manifestações e acionam os departamentos responsáveis.
Em até 20 (vinte) dias, os interlocutores devem receber a devida orientação das equipes técnicas e responder à solicitação da Ouvidoria, orientando-a na resposta final aos manifestantes.
Registre-se que a Ouvidoria do IPEM-PR atende ao que está previsto na Lei 13.460/17 e Instrução Normativa n.º 05/2018 CGU/OGU que a resposta da Ouvidoria ao manifestante deverá ser enviada no prazo de até 30 (trinta) dias, prorrogáveis por igual período, mediante justificativa expressa.
A Ouvidoria também é responsável por fazer uma análise qualitativa das mensagens tratadas para verificar oportunidades de melhoria de procedimentos e de normas, que serão sugeridas à Alta Administração do IPEM-PR.
A Ouvidoria do IPEM-PR poderá ser acessada por meio dos seguintes canais:
• Atendimento Telefônico
de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados.
(41) 3251-2200 / 0800 645 0102
• Pela Internet
Atendimento disponível 24 por dia, todos os dias.
Fale com a Ouvidoria
• Atendimento presencial com agendamento prévio.
O atendimento presencial está disponível das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, com exceção dos dias nos quais for feriado na cidade de Curitiba, ou quando houver alterações no horário normal de expediente de trabalho, hipótese na qual prevalecerá o horário de expediente especificamente definido.
Buscando a excelência em nosso atendimento, bem como aprimorar os serviços prestados pela Ouvidoria do IPEM Paraná solicitamos a gentileza de participar da nossa Pesquisa de Satisfação no botão abaixo.
A resolução nº 007/2015 regulamenta as competências dos ouvidores atuantes nos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado do Paraná.
Lei nº 13.460/2017 que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação