Correção de Dados

Informamos que devido ao grande volume de correções de dados e baixas de cronotacógrafos que o prazo das respostas será, normalmente, de 48 horas úteis.

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Solicitamos aos postos de selagem e ensaio que o contato seja, preferencialmente, pelo site do cronotacógrafo na aba Central de Atendimento, pelo whatsapp do departamento e, como alternativa o e-mail crono@ipem.pr.gov.br .

1. Abra um novo e-mail para cronotacografo@inmetro.gov.br.

2. No assunto, coloque "Solicitação de Cancelamento de GRU".

3. No corpo do e-mail, informe:

  • Placa do veículo
  • Número da GRU
  • Motivo do cancelamento

4. Revise as informações e clique em "Enviar".

Lembrando que é importante fornecer detalhes precisos e claros para uma avaliação eficiente da solicitação. Em caso de dúvidas, nossa equipe está à disposição para ajudar.

Para agilizar o processo de cancelamento de ensaios, utilize a ferramenta "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL" na Central de Atendimento. Siga os passos abaixo:

1. Acesse a Central de Atendimento do IPEM-PR.

2. Procure e selecione a opção "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL".

3. No formulário, preencha os seguintes campos:

  • Placa do veículo
  • Renavam do veículo
  • Protocolo da selagem
  • Motivo do cancelamento

4. Certifique-se de que todas as informações estão corretas e completas.

5. Clique em "Enviar" para submeter a solicitação.

Lembre-se de que fornecer o protocolo do ensaio agiliza a pesquisa no site e ajuda nossa equipe a atender a sua solicitação com maior rapidez. Em caso de dúvidas ou problemas, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe de suporte.

Para solicitar a retirada ou baixa de um instrumento através da ferramenta "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL" na Central de Atendimento, siga os passos abaixo:

  1. Acesse a Central de Atendimento do IPEM-PR.
  2. Selecione a opção "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL".
  3. Utilize o modelo de solicitação abaixo como base:


Placa: ABC1234
Renavam: 99999999
Marca, Modelo e número de série do cronotacógrafo:
Motivo da retirada: Ex: (troca de instrumento)
Nome e CPF do responsável/motorista do veículo: João da Silva – 888888888-88
Data da solicitação:

_________________________________
Assinatura do responsável

 

  1. Preencha os campos conforme as informações do seu caso.
  2. Certifique-se de que todas as informações estão corretas e completas.
  3. Assine o documento digitalmente ou fisicamente, conforme disponibilidade.
  4. Volte à ferramenta "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL" e cole o conteúdo da solicitação no campo apropriado.
  5. Clique em "Enviar" para submeter a solicitação.

   Informativo 51

Para comunicar o roubo ou furto do seu instrumento através da ferramenta "COMUNICAÇÃO DE ROUBO / FURTO DE CRONOTACÓGRAFO" na Central de Atendimento, siga estas instruções:

1. Acesse a Central de Atendimento do IPEM-PR.

2. Selecione a opção "COMUNICAÇÃO DE ROUBO / FURTO DE CRONOTACÓGRAFO".

3. Preencha os campos solicitados com as informações necessárias:

  • Marca, Modelo e Número de Série do Cronotacógrafo: Insira os detalhes do instrumento roubado ou furtado.
  • Placa e RENAVAM do Veículo: Informe a placa e o RENAVAM do veículo no qual ocorreu o roubo ou furto.
  • Nome Completo e CPF do Registrante: Coloque o nome completo e CPF da pessoa que registrou a ocorrência do roubo ou furto.
  • Boletim de Ocorrência: Envie uma cópia do Boletim de Ocorrência que contenha informações como a marca, modelo e número de série do cronotacógrafo furtado.
  • Nota Fiscal do Novo Cronotacógrafo: Anexe a nota fiscal do novo instrumento que será instalado em substituição ao roubado ou furtado.

4. Confira todas as informações para garantir que estão corretas e completas.

5. Clique em "Enviar" para submeter a comunicação.

   Informativo 56

Para comunicar a retirada ou baixa de um instrumento através da ferramenta "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL" na Central de Atendimento, siga as orientações conforme as seguintes situações:

Situação A: Erro de Digitação dos Dados do Instrumento

1. Acesse a Central de Atendimento do IPEM-PR.

2. Escolha a opção "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL".

3. Preencha os campos necessários, conforme as seguintes informações:

  • Declaração de Retirada Assinada: Providencie uma declaração assinada pelo responsável, indicando o erro de digitação nos dados do instrumento.
  • Cópia do Documento da Pessoa Assinante: Anexe a cópia do documento da pessoa que está assinando a declaração.
  • Cópia do CRLV: Envie a cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
  • Foto da Etiqueta do Cronotacógrafo: Capture uma foto clara da etiqueta do cronotacógrafo.
  • Declaração de Propriedade Autenticada em Cartório: Se não houver nota fiscal de compra do instrumento, encaminhe uma declaração de propriedade autenticada em cartório. Essa declaração deve conter o nome e CPF do proprietário do cronotacógrafo, a marca, modelo e número de série do instrumento, além da placa e RENAVAM do veículo.

4. Verifique todas as informações para garantir que estão corretas e completas.

5. Clique em "Enviar" para submeter a comunicação.

Situação B: Troca de Instrumento

1. Acesse a Central de Atendimento.

2. Escolha a opção "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL".

3. Preencha os campos necessários, conforme as seguintes informações:

  • Declaração de Retirada Assinada: Providencie uma declaração assinada pelo responsável, indicando a troca do cronotacógrafo.
  • Cópia do Documento da Pessoa Assinante: Anexe a cópia do documento da pessoa que está assinando a declaração.
  • Cópia do CRLV: Envie a cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
  • Foto da Etiqueta do Novo Cronotacógrafo: Capture uma foto clara da etiqueta do cronotacógrafo a ser instalado.
  • Nota Fiscal do Novo Cronotacógrafo: Anexe a nota fiscal de compra do novo instrumento, contendo marca, modelo e número de série.

4. Confira todas as informações para garantir que estão corretas e completas.

5. Clique em "Enviar" para submeter a comunicação.

 

Tutorial: Como Solicitar o Ressarcimento do Pagamento da Taxa Metrológica (GRU)

1. Preenchimento do Formulário

  1. Acesse o formulário de solicitação de ressarcimento no link: Formulário de Ressarcimento
  2. Preencha todas as informações solicitadas no formulário, incluindo:
  • Identificação do interessado ou de seu representante legal.
  • Exposição dos fatos e fundamentos do pedido.
  • Data e assinatura do requerente.

2. Documentos Necessários

Anexe ao formulário os seguintes documentos:

  • Cópia do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo);
  • Cópia do RG e CPF (para pessoa física);
  • Cópia do(s) comprovante(s) de pagamento:
    • Em casos de pagamentos em duplicidade, ambos os comprovantes devem ser enviados.
    • Se forem pagadores diferentes, o requisitante deve apresentar autorização do outro pagador.
  • Cópia da GRU (Guia de Recolhimento da União);
  • Dados bancários:
    • A conta bancária deve ser conta corrente em nome do proprietário do veículo.
    • Caso a conta seja de terceiros, deve haver autorização assinada.
  • Telefone para contato e/ou endereço eletrônico.

3. Envio da Documentação

A documentação deve ser digitalizada e encaminhada para o e-mail: searc@inmetro.gov.br

Caso não possua endereço eletrônico, os documentos podem ser entregues pessoalmente ou enviados pelos Correios para:

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro
Av. Nossa Sra. das Graças, 50 - Xerém, Duque de Caxias - RJ, 25250-020
Setor de Arrecadação – Prédio 20 – 2º andar

4. Confirmação de Recebimento

Após o envio do requerimento e documentação, contate o Inmetro para confirmação do recebimento pelos telefones:

  • (21) 2679-9501
  • (21) 2679-9814

5. Casos Especiais

  • Pagamento em duplicidade:
    • O valor pode ser compensado em outra GRU do mesmo proprietário.
  • Pessoa jurídica:
    • É necessário incluir CNPJ, endereço, telefone e dados bancários vinculados ao mesmo CNPJ da GRU.
  • Venda do veículo:
    • Enviar documento de compra e venda (DUT).

6. Prazos e Observações Importantes

  • O prazo para solicitação é de 5 anos a partir da data do pagamento da GRU, conforme o Decreto nº 20.910/1932.
  • O processo só será aberto com a documentação completa.
    • A falta de documentos impossibilita a abertura do processo.
    • O remetente será notificado e terá 15 dias para regularização.
    • Caso não regularize, os documentos serão devolvidos.
  • Não há ressarcimento de valores quando se tratar de taxa tributária, conforme o art. 145 da CF e art. 78 do CTN.

7. Dúvidas?

Entre em contato com o setor de arrecadação do Inmetro pelos telefones:

  • (21) 2679-9501
  • (21) 2679-9814

Ouvidoria Inmetro

Fale com a Ouvidoria para fazer denúncias, reclamações, críticas, sugestões e elogios sobre cronotacógrafos.

Nota: Em caso de denúncia, necessitamos de um relato detalhado do fato, com datas, local, CNPJ, nomes dos envolvidos, endereços, entre outros dados, além de documentos que comprovem o ato ilícito e possibilitem a apuração dos fatos. Caso contrário, a demanda poderá ser arquivada por falta de evidências.

0800 285 1818

   Ouvidoria Inmetro