Correção de Dados
Informamos que devido ao grande volume de correções de dados e baixas de cronotacógrafos que o prazo das respostas será, normalmente, de 48 horas úteis.
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Solicitamos aos postos de selagem e ensaio que o contato seja, preferencialmente, pelo site do cronotacógrafo na aba Central de Atendimento, pelo whatsapp do departamento e, como alternativa o e-mail crono@ipem.pr.gov.br .
1. Abra um novo e-mail para cronotacografo@inmetro.gov.br.
2. No assunto, coloque "Solicitação de Cancelamento de GRU".
3. No corpo do e-mail, informe:
- Placa do veículo
- Número da GRU
- Motivo do cancelamento
4. Revise as informações e clique em "Enviar".
Lembrando que é importante fornecer detalhes precisos e claros para uma avaliação eficiente da solicitação. Em caso de dúvidas, nossa equipe está à disposição para ajudar.
Para agilizar o processo de cancelamento de ensaios, utilize a ferramenta "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL" na Central de Atendimento. Siga os passos abaixo:
1. Acesse a Central de Atendimento do IPEM-PR.
2. Procure e selecione a opção "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL".
3. No formulário, preencha os seguintes campos:
- Placa do veículo
- Renavam do veículo
- Protocolo da selagem
- Motivo do cancelamento
4. Certifique-se de que todas as informações estão corretas e completas.
5. Clique em "Enviar" para submeter a solicitação.
Lembre-se de que fornecer o protocolo do ensaio agiliza a pesquisa no site e ajuda nossa equipe a atender a sua solicitação com maior rapidez. Em caso de dúvidas ou problemas, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe de suporte.
Para solicitar a retirada ou baixa de um instrumento através da ferramenta "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL" na Central de Atendimento, siga os passos abaixo:
- Acesse a Central de Atendimento do IPEM-PR.
- Selecione a opção "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL".
- Utilize o modelo de solicitação abaixo como base:
Placa: ABC1234
Renavam: 99999999
Marca, Modelo e número de série do cronotacógrafo:
Motivo da retirada: Ex: (troca de instrumento)
Nome e CPF do responsável/motorista do veículo: João da Silva – 888888888-88
Data da solicitação:
_________________________________
Assinatura do responsável
- Preencha os campos conforme as informações do seu caso.
- Certifique-se de que todas as informações estão corretas e completas.
- Assine o documento digitalmente ou fisicamente, conforme disponibilidade.
- Volte à ferramenta "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL" e cole o conteúdo da solicitação no campo apropriado.
- Clique em "Enviar" para submeter a solicitação.
Para comunicar o roubo ou furto do seu instrumento através da ferramenta "COMUNICAÇÃO DE ROUBO / FURTO DE CRONOTACÓGRAFO" na Central de Atendimento, siga estas instruções:
1. Acesse a Central de Atendimento do IPEM-PR.
2. Selecione a opção "COMUNICAÇÃO DE ROUBO / FURTO DE CRONOTACÓGRAFO".
3. Preencha os campos solicitados com as informações necessárias:
- Marca, Modelo e Número de Série do Cronotacógrafo: Insira os detalhes do instrumento roubado ou furtado.
- Placa e RENAVAM do Veículo: Informe a placa e o RENAVAM do veículo no qual ocorreu o roubo ou furto.
- Nome Completo e CPF do Registrante: Coloque o nome completo e CPF da pessoa que registrou a ocorrência do roubo ou furto.
- Boletim de Ocorrência: Envie uma cópia do Boletim de Ocorrência que contenha informações como a marca, modelo e número de série do cronotacógrafo furtado.
- Nota Fiscal do Novo Cronotacógrafo: Anexe a nota fiscal do novo instrumento que será instalado em substituição ao roubado ou furtado.
4. Confira todas as informações para garantir que estão corretas e completas.
5. Clique em "Enviar" para submeter a comunicação.
Para comunicar a retirada ou baixa de um instrumento através da ferramenta "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL" na Central de Atendimento, siga as orientações conforme as seguintes situações:
Situação A: Erro de Digitação dos Dados do Instrumento
1. Acesse a Central de Atendimento do IPEM-PR.
2. Escolha a opção "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL".
3. Preencha os campos necessários, conforme as seguintes informações:
- Declaração de Retirada Assinada: Providencie uma declaração assinada pelo responsável, indicando o erro de digitação nos dados do instrumento.
- Cópia do Documento da Pessoa Assinante: Anexe a cópia do documento da pessoa que está assinando a declaração.
- Cópia do CRLV: Envie a cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
- Foto da Etiqueta do Cronotacógrafo: Capture uma foto clara da etiqueta do cronotacógrafo.
- Declaração de Propriedade Autenticada em Cartório: Se não houver nota fiscal de compra do instrumento, encaminhe uma declaração de propriedade autenticada em cartório. Essa declaração deve conter o nome e CPF do proprietário do cronotacógrafo, a marca, modelo e número de série do instrumento, além da placa e RENAVAM do veículo.
4. Verifique todas as informações para garantir que estão corretas e completas.
5. Clique em "Enviar" para submeter a comunicação.
Situação B: Troca de Instrumento
1. Acesse a Central de Atendimento.
2. Escolha a opção "CORREÇÃO DE SELAGEM ATUAL".
3. Preencha os campos necessários, conforme as seguintes informações:
- Declaração de Retirada Assinada: Providencie uma declaração assinada pelo responsável, indicando a troca do cronotacógrafo.
- Cópia do Documento da Pessoa Assinante: Anexe a cópia do documento da pessoa que está assinando a declaração.
- Cópia do CRLV: Envie a cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
- Foto da Etiqueta do Novo Cronotacógrafo: Capture uma foto clara da etiqueta do cronotacógrafo a ser instalado.
- Nota Fiscal do Novo Cronotacógrafo: Anexe a nota fiscal de compra do novo instrumento, contendo marca, modelo e número de série.
4. Confira todas as informações para garantir que estão corretas e completas.
5. Clique em "Enviar" para submeter a comunicação.
Tutorial: Como Solicitar o Ressarcimento do Pagamento da Taxa Metrológica (GRU)
1. Preenchimento do Formulário
- Acesse o formulário de solicitação de ressarcimento no link: Formulário de Ressarcimento
- Preencha todas as informações solicitadas no formulário, incluindo:
- Identificação do interessado ou de seu representante legal.
- Exposição dos fatos e fundamentos do pedido.
- Data e assinatura do requerente.
2. Documentos Necessários
Anexe ao formulário os seguintes documentos:
- Cópia do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo);
- Cópia do RG e CPF (para pessoa física);
- Cópia do(s) comprovante(s) de pagamento:
- Em casos de pagamentos em duplicidade, ambos os comprovantes devem ser enviados.
- Se forem pagadores diferentes, o requisitante deve apresentar autorização do outro pagador.
- Cópia da GRU (Guia de Recolhimento da União);
- Dados bancários:
- A conta bancária deve ser conta corrente em nome do proprietário do veículo.
- Caso a conta seja de terceiros, deve haver autorização assinada.
- Telefone para contato e/ou endereço eletrônico.
3. Envio da Documentação
A documentação deve ser digitalizada e encaminhada para o e-mail: searc@inmetro.gov.br
Caso não possua endereço eletrônico, os documentos podem ser entregues pessoalmente ou enviados pelos Correios para:
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro
Av. Nossa Sra. das Graças, 50 - Xerém, Duque de Caxias - RJ, 25250-020
Setor de Arrecadação – Prédio 20 – 2º andar
4. Confirmação de Recebimento
Após o envio do requerimento e documentação, contate o Inmetro para confirmação do recebimento pelos telefones:
- (21) 2679-9501
- (21) 2679-9814
5. Casos Especiais
- Pagamento em duplicidade:
- O valor pode ser compensado em outra GRU do mesmo proprietário.
- Pessoa jurídica:
- É necessário incluir CNPJ, endereço, telefone e dados bancários vinculados ao mesmo CNPJ da GRU.
- Venda do veículo:
- Enviar documento de compra e venda (DUT).
6. Prazos e Observações Importantes
- O prazo para solicitação é de 5 anos a partir da data do pagamento da GRU, conforme o Decreto nº 20.910/1932.
- O processo só será aberto com a documentação completa.
- A falta de documentos impossibilita a abertura do processo.
- O remetente será notificado e terá 15 dias para regularização.
- Caso não regularize, os documentos serão devolvidos.
- Não há ressarcimento de valores quando se tratar de taxa tributária, conforme o art. 145 da CF e art. 78 do CTN.
7. Dúvidas?
Entre em contato com o setor de arrecadação do Inmetro pelos telefones:
- (21) 2679-9501
- (21) 2679-9814
Ouvidoria Inmetro
Fale com a Ouvidoria para fazer denúncias, reclamações, críticas, sugestões e elogios sobre cronotacógrafos.
Nota: Em caso de denúncia, necessitamos de um relato detalhado do fato, com datas, local, CNPJ, nomes dos envolvidos, endereços, entre outros dados, além de documentos que comprovem o ato ilícito e possibilitem a apuração dos fatos. Caso contrário, a demanda poderá ser arquivada por falta de evidências.
0800 285 1818