Veículo tanque do Corpo de Bombeiros do MT é certificado pelo IPEM-PR 24/08/2021 - 16:06

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, através da Regional de Maringá, sob o comando do gerente Michel Ravazi, fez a verificação inicial do veículo tanque rodoviário pertencente ao Corpo de Bombeiros do estado do Mato Grosso, na segunda-feira (23). O veículo será destinado ao transporte de querosene, usada no abastecimento dos helicópteros daquele Estado, que são utilizados no combate aos incêndios que vêm ocorrendo na região, destruindo o pantanal brasileiro, além de lavouras e parte da mata ainda existente.

O equipamento foi produzido especialmente por uma empresa de Sarandi, no norte do Estado, e como é destinado ao transporte de combustíveis líquidos, tem a obrigatoriedade legal de realizar a verificação inicial, e depois as verificações periódicas a cada dois anos, e eventual, em caso de dano no equipamento após o reparo.

A verificação do tanque que transporta combustível líquido é realizada para atestar a capacidade volumétrica do tanque utilizado no transporte de carga líquida. Assim, a relação comercial que se estabelece entre as partes compradora e vendedora ganha maior confiabilidade, pois se o comprador adquire x litros, deverá recebê-los na sua totalidade.

A integridade da informação é estabelecida com o Certificado de Verificação emitido pelos órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, no caso do Paraná é o IPEM-PR, que atesta a capacidade do tanque que vai transportar o combustível. A certificação do tanque que transporta combustível tem caráter obrigatório, segundo normas do Contran e Inmetro.

GALERIA DE IMAGENS