Nota à imprensa 25/10/2024 - 08:55
No dia 23 de outubro de 2024, o IPEM-PR deflagrou a Operação Curto Circuito no município de Quatro Barras para averiguar a produção de fios de luz adulterados (desbitolados).
A empresa que produzia o material irregular vinha sendo monitorada há mais de um ano por conta de uma denúncia anônima, tendo sido notificada por várias vezes para receber a visita de nossos técnicos, mas fechando as portas para estas visitas de forma reiterada.
Este comportamento forçou o IPEM-PR a solicitar auxílio da Polícia Civil do Paraná, conseguindo o acesso à empresa no dia 23 de outubro de 2024.
No local foram encontradas em torno de 20 toneladas de fios adulterados que foram prontamente apreendidos pelo IPEM-PR com apoio da Policia Civil do Paraná, que procedeu à apreensão do maquinário utilizado para a produção do material adulterado.
Os fios encontrados foram expostos ao micromímetro, demonstrando total desacordo com a tabela NBR 280-2011.
O potencial lesivo deste tipo de cabo à sociedade é incalculável, uma vez que o seu uso prejudica toda a edificação onde for utilizado.
A adulteração em fios de luz gera resistência indevida na rede de energia, provocando aumento considerável na conta de luz e até mesmo risco de incêndios na edificação lesada.
Com esta ação de apreensão recorde, o IPEM-PR cumpre o seu papel de preservar a vida humana através da prevenção de agentes realmente prejudiciais à população paranaense.