IPEM-PR verifica balanças dinâmicas na BR 116 08/02/2021 - 14:35

A equipe do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – IPEM-PR verificou duas balanças dinâmicas localizadas na BR-116, entre os dias 13 e 15 de janeiro. As balanças são administradas pela Concessionária Auto Pista Planalto Sul, no quilômetro 130, na Fazenda Rio Grande, e a segunda no quilômetro 193, no município de Campo do Tenente.

Segundo a equipe da Gerência de Verificação Metrológica, do IPEM-PR, os instrumentos passaram por ensaio e foram aprovados porque atendem aos requisitos técnicos a que se destinam e aos erros máximos admitidos, estando em condições normais de uso e operação.

O presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento, explica que essas ações são realizadas periodicamente para garantir a confiabilidade do instrumento que permite a fiscalização dos veículos de transporte de cargas e passageiros que trafegam pela rodovias. Esses veículos devem respeitar o limite máximo de carga determinado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT.

O IPEM-PR alerta para a importância dessas balanças rodoviárias, que contribuem significativamente para a segurança viária, porque atuam no controle do peso dos veículos de carga. O excesso de peso bruto total do veículo de carga pode contribuir para a perda de controle desse transporte e acabar se envolvendo em acidentes. A pista também pode ser danificada, e os buracos acabam provocando mais acidentes, com envolvimento de outros veículos que trafegam pela via.

Verificação de balanças para veículos pesados - As balanças de pesagem dinâmica podem ser portáteis ou fixas. Para pesar um veículo de maneira dinâmica, é preciso que o local de instalação tenha uma pista de concreto com aproximadamente 90 m de comprimento. Além disso, a pista de aproximação deve ser construída com nivelamento criterioso e possuir superfície livre de imperfeições. Os veículos devem manter-se alinhados e em velocidade constante e limitada.

OUVIDORIA IPEM-PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8 h às 12 h e 13 h às 17 h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link Ouvidoria.

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR

GALERIA DE IMAGENS