IPEM-PR treina equipe do Inmetro de Santa Catarina 04/11/2020 - 16:19
Entre os dias 14 e 15 de outubro, técnicos da Gerência de Calibração e Ensaios do Instituto de Pesos e Medidas realizaram treinamento de quatro metrologistas do Instituto de Metrologia de Santa Catarina. Os metrologistas vieram a Curitiba pra receber informações de como fazer a verificação de hidrômetros e sobre a validação da bancada utilizada pelas empresas que fornecem água para a população para a realização de testes no instrumento.
O treinamento foi realizado nas dependências da Sanepar da Capital, com a participação de técnicos da empresa paranaense de saneamento. Entre eles, Marcelo Rosa que explicou a parte estrutural do hidrômetro. Uma informação que ajuda a entender o processo de verificação.
O presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento, disse que o Instituto de Santa Catarina mantém parceria com o IPEM do Paraná, realizando treinamento em diversos setores, trocando experiências na área da metrologia. O Instituto do Paraná completou 53 anos e o Inmetro/SC foi criado em 2005. “São 53 anos de muito trabalho e grande experiência, que pode ser repassada para outros parceiros mais recentes da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro”, declarou o presidente.
O gerente de Calibração e Ensaios do IPEM-PR, Carlos Alexandre Brero de Campos, explicou que as verificações dos hidrômetros, utilizados pelas concessionárias, são realizadas com base em legislação específica, e os instrumentos utilizados devem ser de modelo aprovado pelo Inmetro. “Além disso, os hidrômetros precisam passar por verificação inicial junto à empresa fabricante, antes de ser adquirido pela empresa fornecedora de água”, disse o gerente.
A verificação dos hidrômetros tem o objetivo de constatar se o instrumento está medindo corretamente o volume de água gasto pelo consumidor, de acordo com a legislação específica. Mas não é só isso, explica Alexandre Brero, em tempos de estiagem no Estado, essa verificação dos hidrômetros realizada pelo IPEM-PR colabora com o monitoramento de perdas entre a captação e distribuição do líquido, atuando na defesa do meio ambiente também.
Sobre as bancadas para testes dos instrumentos, Carlos Alexandre explicou que o equipamento segue normas do Inmetro, e passam pela validação anual do IPEM-PR “para que possam estar aptas para verificar os hidrômetros, e também para os testes realizados pelas concessionárias”.
FISCALIZAÇÃO – O IPEM-PR, em 2019 verificou 188 hidrômetros. Em 2020, até o dia 30 de outubro, foram fiscalizados 86 hidrômetros. As denúncias podem ser feitas através da Ouvidoria, pelo telefone 0800 645 0102, pelo e-mail ouvidoria@ipem.pr.gov.br, ou pelo site do IPEM-PR www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.
MARCA DO INMETRO - Cabe destacar que os hidrômetros estão sujeitos a regulamentação e o controle metrológico pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. Isso significa que tais equipamentos só podem ser comercializados se tiverem seu modelo aprovado pelo Inmetro e for submetido à verificação inicial, processo no qual, se aprovado, recebe a marca de selagem do Inmetro.
ALERTA DA SANEPAR – A Sanepar alerta que os hidrômetros não podem ser manipulados ou modificados, com a utilização de equipamentos que não fazem parte do modelo aprovado pelo Inmetro, alertando que podem trazer riscos de contaminação da água consumida que foi devidamente tratada pela empresa.