IPEM-PR fiscaliza medidas de papel higiênico e papel toalha 17/09/2019 - 15:28
A Regional de Cascavel do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná recebeu denúncia de que empresa com sede em Toledo estaria vendendo papel toalha e papel higiênico com quantidades diferentes aos indicados nas embalagens. A equipe da RECAS coletou as amostras e levou para o Laboratório de Pré-Embalados para análise técnica no dia 12 de setembro, seguindo padrões determinados em normas pelo INMETRO.
Segundo o gerente da RECAS, Francisco Irandyakist de Negreiros Bessa, as amostras coletadas de papel higiênico com 300 metros não apresentaram nenhuma irregularidade, estavam dentro do padrão mencionado no produto. Contudo, o gerente declarou que as amostras de papel interfolha, ou papel toalha, apresentaram erros na medida da largura, diferentes ao indicado na embalagem, que provocou a reprovação do lote, mas no indicativo de comprimento foram aprovados.
Os produtos mencionados fazem parte da fiscalização do IPEM-PR, ente público estadual que executa todos os serviços de responsabilidade do INMETRO no Paraná. Eles são classificados como produtos pré-embalados, que são pesados e medidos longe das vistas do consumidor. A verificação desses produtos é realizada nos locais de revenda e nas indústrias também, para que as relações comerciais sejam mais justas, que esses itens não estejam com padrões que prejudiquem o consumidor e nem o fabricante.
Além de verificar se o comprimento e a largura estão de acordo com o descrito na embalagem, os agentes também fiscalizaram as indicações nominais dentro das normas exigidas pelo INMETRO, que conta com regulamentos específicos, sendo que a sua inobservância pode provocar a reprovação do produto.
O estabelecimento autuado tem 10 dias para apresentar sua defesa ao IPEM-PR. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
OUVIDORIA IPEM-PR - Em caso de dúvida ou para fazer alguma denúncia, o consumidor deverá entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102 ou pelo através do site do IPEM-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.