IPEM-PR completa 53 anos de muito trabalho! 06/10/2020 - 13:31

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná completa 53 anos neste dia seis de outubro de 2020. O IPEM-PR foi criado em 1967, com a edição da Lei nº 5.652, publicada no Diário Oficial nº 181, com a assinatura do então governador Paulo Pimentel. Anteriormente fazia parte do Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas – I.B.P.T. como Divisão de Pesos e Medidas, pertencentes à Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura.

Como autarquia do quadro do Governo do Estado, atualmente o IPEM-PR é ligado administrativamente à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Para a realização dos trabalhos, o IPEM-PR mantém convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, atuando como órgão delegado do INMETRO, com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos que realizam diariamente a fiscalização e verificação de itens que fazem parte do dia a dia de todos, buscando um equilíbrio nas relações entre os consumidores, empresas/indústrias e o comércio em geral, sempre buscando a manutenção da relação mais justa para as partes.

O presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento, destacou o trabalho do Instituto neste momento da retomada da economia estadual, que abrange áreas como da saúde, segurança, meio ambiente e defesa da sociedade. “Com técnicos altamente especializados, diariamente nossos fiscais saem às ruas em todo o Estado para verificar e fiscalizar produtos e serviços, como brinquedos, balanças, radares, veículos que transportam cargas perigosas, taxímetros, material escolar, material elétrico, medidores de pressão arterial, bombas de combustíveis líquidos, produtos pré-embalados (pesados e medidos longe das vistas do consumidor), e tantos outros, que precisam estar em acordo com as normas estabelecidas pelo INMETRO ao serem disponibilizados no comércio para maior segurança da nossa população”, disse o presidente.

O IPEM-PR fiscaliza produtos e serviços nos 399 municípios do Estado, contando com as unidades regionais, localizadas nas cidades de Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava, além da subsede em Curitiba, e de uma unidade de verificação de caminhão tanque, no Atuba, e outra unidade de verificação de vagão-tanque em Araucária, na Região Metropolitana da Capital.

Rogério Nascimento lamentou a atual situação trágica pela qual o país e o planeta estão passando com essa pandemia do Coronavírus, mas afirmou que o IPEM-PR é uma instituição imprescindível e não parou com o trabalho em defesa da sociedade desde o início dessa tragédia. As reuniões hoje são realizadas através de videoconferências, com a participação integral dos funcionários, que já começaram a retornar ao trabalho presencial, com exceção dos portadores de comorbidades, como o recomendado por Decreto Estadual.

“Precisamos continuar trabalhando, mas em condições de segurança, com a utilização das proteções necessárias para garantir a saúde e segurança de todos. Fornecemos diariamente álcool em gel, além de máscaras e luvas para cada trabalho específico. Esses itens de proteção são os recomendadas pela Organização Mundial da Saúde”, afirmou o presidente do IPEM-PR.

“As metas das políticas públicas de metrologia e qualidade são traçadas mensalmente e projetadas anualmente para que o planejamento seja realizado com mais eficiência, eficácia e transparência. O IPEM do Paraná é um aliado dos paranaenses, dos consumidores e dos empresários, com o objetivo de melhorar não só as relações de consumo, como buscar excelência dos nossos produtos”, afirmou o presidente Rogério Moletta.

O IPEM-PR presta serviços de Avaliação da Conformidade, Verificação Metrológica e Calibração e Ensaios que beneficiam todos os segmentos da sociedade envolvendo os setores comerciais, industriais e de defesa do consumidor. O IPEM-PR atua nos 399 municípios do Estado do Paraná. A sede do Instituto está localizada na cidade de Curitiba, contando com uma subsede. O Instituto também está presente nas cidades de Maringá, Londrina, Cascavel e Guarapuava, onde estão localizadas as sedes das Regionais, que atuam nos municípios da sua abrangência.

GALERIA DE IMAGENS