Gerente da GEATE, Luiz Carlos Camargo, participou da reunião da APAC-PR 09/12/2021 - 14:02

O gerente de Avaliação Técnica do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM-PR), Luiz Carlos Camargo, participou da reunião trimestral da Associação dos Postos de Ensaio Autorizados de Cronotacógrafos do Paraná (APAC-PR), realizada no dia quatro, na cidade da Lapa. O objetivo do encontro foi a atualização do setor sobre o programa nacional de cronotacógrafos.

O evento reuniu cerca de 40 pessoas, entre integrantes da GEATE, o representante do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Eduardo Ribeiro de Oliveira, presidente da APAC-PR Claudiney Rocco, além de representantes de postos de ensaio das cidades paranaenses da Lapa, Arapongas, Araucária, Campo Largo, Cascavel, Cianorte, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Paranaguá, Presidente Castelo Branco, Prudentópolis, Rio Negro e Toledo.

Também estavam presentes representantes de outros estados, da cidade de Rio do Sul–SC, Canoas-RS, Guarulhos-SP, e de Belo Horizonte e Uberlândia-MG.

O gerente Luiz Carlos Camargo disse que a participação do IPEM-PR foi muito importante porque é o Órgão Delegado do Inmetro no Estado responsável pela verificação dos ensaios, além da sua fiscalização. Segundo o gerente, a equipe do IPEM-PR apresentou, durante o encontro, estatísticas da evolução dos ensaios metrológicos, ano a ano.

Segundo Luiz Carlos Camargo, de janeiro até novembro, foram realizados 76.652 ensaios de cronotacógrafos, devendo ultrapassar os 80 mil ensaios ainda este ano. No ano passado, ano de início da pandemia do Covid 19, foram realizados 68.537 ensaios. “Nossa Central de Atendimento realizou, em 2021, 48.443 atendimentos, com média diária de 210 atendimentos, sem contar os e-mails respondidos, atendimentos por telefone e Skype”, disse o gerente, que chamou a atenção para a equipe que conta com sete pessoas, entre eles o metrologista Aníbal Requião Neto, mais a chefia da Divisão de Cronotacógrafos, Ronaldo Sergio de Oliveira.

O gerente da GEATE informou que a relação de Postos Autorizados/Cadastrados pelo Inmetro para a realização de ensaios em cronotacógrafos está disponível para consulta no site do Inmetro https://cronotacografo.rbmlq.gov.br/relacao-de-postos/pr.

Cronotacógrafo - Cronotacógrafo é o instrumento ou conjunto de instrumentos destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho; período de parada e de direção.

Veículos que devem possuir cronotacógrafo - Conforme o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro e Resolução Contran nº 14/98, é obrigatório o uso de equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo nos veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas e nos veículos de transporte de cargas perigosas.
Com as seguintes exceções:

Veículos de transporte de passageiros ou de uso misto, registrados na categoria particular e que não realizem transporte remunerado de pessoas, de acordo com Art. 2º, III b) da Resolução Contran nº 14/98.

Veículos de carga com capacidade máxima de tração inferior a 19t, fabricados até 31 de dezembro de 1990, de acordo com Art. 2º, III a) da Resolução Contran nº 87/99.

Obrigatoriedade da verificação - A obrigatoriedade da verificação metrológica do instrumento cronotacógrafo está prevista na Resolução Contran nº 92, de 4 de maio de 1999. A verificação dos cronotacógrafos tem como principal objetivo assegurar que as medições realizadas por esses instrumentos sejam confiáveis, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Inmetro, servindo como importante ferramenta em prol da sociedade.

GALERIA DE IMAGENS