Ângela Flores Furtado, especialista em gestão, é nomeada presidente do Inmetro 24/01/2019 - 14:23
A Presidência da República divulgou no Diário Oficial da União (DOU) a nomeação da nova presidente do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia – Inmetro, a administradora Ângela Flores Furtado.
O Inmetro agora pertence ao Ministério da Economia.
Ângela assume o posto no lugar de Carlos Augusto de Azevedo, exonerado nesta quinta-feira, dia 24 de janeiro. Ângela Flores Furtado é formada em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem mais de 28 anos de experiência em direção e gerência com responsabilidade por resultados, liderança de equipe e visão estratégica.
Ângela Flores Furtado, primeira mulher nomeada para presidir o Inmetro, é mineira de Belo Horizonte, Administradora pela UFMG, com aperfeiçoamento em áreas de negócios e de gestão em instituições, nacionais e internacionais, reconhecidas pela excelência.
A Executiva Sênior ocupou cargos de direção em empresas de renome, atuando, principalmente, nas áreas de desenvolvimento organizacional (TI, informações gerenciais, processos, projetos, RH e procurement); gestão de resultados (P&L); compliance; execução do planejamento estratégico com foco nas necessidades institucionais; gestão de processos; ocupação de mercados e lançamento de novos produtos; desenvolvimento e gestão de comércio atacadista e varejista; GLP; logística e distribuição.
A nova Presidente do Inmetro traz destacada experiência profissional em aquisições e fusões; turnaround de empresas; posicionamento estratégico de empresa e lucratividade crescente; implementação de sistemas gerenciais e tecnologia; desenho de processos; liderança e desenvolvimento de pessoas orientados para produtividade; gestão de talentos; desenvolvimento e preparação de lideranças; qualidade e alta performance; coordenação para integração de sistemas de tecnologia em fusões empresariais;
Participou de projetos do grupo SHV Energy em todo o mundo, como Turquia, China, Índia, França, Reino Unido, Alemanha, implementando programas bem-sucedidos no Brasil, além de funcionar como advisor em projetos em elaboração.
Em seu currículo profissional, enfoca as seguintes competências e especialidades: Foco em resultados; Estratégia de negócios; Planejamento estratégico; Alinhamento organizacional; Desenvolvimento de pessoas; Liderança de equipes.
Diário Oficial da União _ Publicado em: 24/01/2019 | Edição: 17 | Seção: 2|Página:1
DECRETOS DE 23 DE JANEIRO DE 2019
O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 4º, § 3º, da Lei nº 5.966, de 11 de dezembro de 1973, resolve
EXONERAR
CARLOS AUGUSTO DE AZEVEDO do cargo de Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.
Brasília, 23 de janeiro de 2019; 198º da Independência e 131º da República.
ANTÔNIO HAMILTON MARTINS MOURÃO
MARCELO PACHECO DOS GUARANYS
O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo dePRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 4º, § 3º, da Lei nº 5.966, de 11 de dezembro de 1973, resolve
NOMEAR
ANGELA FLORES FURTADO, para exercer o cargo de Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.
Brasília, 23 de janeiro de 2019; 198º da Independência e 131º da República.
ANTÔNIO HAMILTON MARTINS MOURÃO
MARCELO PACHECO DOS GUARANYS