Ipem/PR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de ex-dirigentes 21/05/2018 - 13:10
O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná inaugurou hoje (21) a sua Galeria de Presidentes. São 12 fotografias dos ex-presidentes que exerceram o cargo de Diretor Presidente do Ipem/PR desde a sua criação em 1967. Representando a governadora Cida Borghetti, esteve presente ao evento o superintendente da Paraná Projetos, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior.
Também prestigiaram a cerimônia os ex-dirigentes Juraci Barbosa Sobrinho, hoje secretário estadual do Planejamento e Coordenação Geral; Paulo Maia de Oliveira, Paulo Fontana Junqueira e Galdino Alves Júnior. A esposa do ex-presidente Flávio Antônio Orth, Anaides Orth, também participou da inauguração da Galeria de Presidentes do Ipem/PR.
Na solenidade, o atual presidente, Oliveira Filho, ressaltou que a homenagem consiste em um “resgate” daqueles que contribuíram com a Instituição, “cada um com sua história e peculiaridades”, disse. “Quando este Instituto completa seus 50 anos, queremos promover uma grande demonstração de apreço, respeito e carinho àqueles que presidiram o Ipem do Paraná. Pessoas que concorreram decisivamente para o crescimento e prestígio desta Instituição”, concluiu o presidente. Oliveira também agradeceu à governadora Cida Borghetti, dizendo ter “certeza da sua reeleição para o cargo”.
O secretário estadual Juraci Barbosa Sobrinho, que foi presidente do Ipem/PR, em sua fala, se dirigiu aos funcionários do Instituto, explicou que “mesmo não vindo muito aqui, meu coração está com as pessoas do Ipem. Também para que o presidente Oliveira fique mais à vontade na direção que hoje dá a sua administração frente ao Instituto”.
O ex-presidente do Ipem/PR Juraci Barbosa ressaltou que durante a sua administração os funcionários tiveram a oportunidade de garantir melhor qualificação para a carreira. “No ano passado também lutamos pela aprovação da Lei Estadual que garante o pagamento do bônus para os servidores desta entidade”, concluiu Juraci.
O representante da governadora Cida Borghetti, Cyllêneo Pereira, justificou que a Governadora não pode prestigiar o evento, “mas que não deixou de enviar um representante pela importância do Ipem, que resgata uma parte importante da sua história com a inauguração da Galeria de Presidentes”, disse. Cyllêneo lembrou que a governadora Cida vem trabalhando pelo Paraná, neste momento, atendendo praticamente um terço dos prefeitos do Estado, e visitando o maior número de municípios.
Paulo Fontana Junqueira, ex-presidente do Ipem/PR, falou da importância de todos os dirigentes, “todos tiveram a mesma importância. Os que me sucederam conseguiram fazer ainda mais”. Junqueira também ressaltou a atuação do atual presidente Oliveira Filho.
Galdino Alves Júnior, também ex-presidente e funcionário de carreira do Ipem/PR, falou sobre o presidente Oliveira Filho, que hoje dirige o Instituto, fazendo uma relação entre poder e autoridade. “O Oliveira conquistou seu espaço numa relação não impositiva com os funcionários, sem deixar de exercer a sua autoridade”, finalizou.
Os ex-presidentes receberam homenagem com a entrega de Menção Honrosa em reconhecimento aos trabalhos realizados no período de cada um deles como diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná.
Relação de ex-presidentes
1 – Álvaro Rangel de Almeida Cyrino, assumiu em 1967, permanecendo no cargo até 1971;
2 – Paulo Fontana Junqueira, assumiu em 1971, ficando no cargo até 1987;
3 – Mauro Saldanha Baruque, que assumiu em 1987, até 1990;
4 – Gilberto Agibert Filho, ficou na presidência de 1990 a 1992;
5 – Flávio Antônio Orth, presidente de 1992 a 1995;
6 – Juraci Barbosa Sobrinho, presidente de 1995 a 1999;
7 – Paulo Maia de oliveira, assumiu a presidência em 1999, até 2002;
8 – Leonaldo Paranhos da Silva, exerceu a presidência do Ipem por dois períodos, de 2003 a 2004, retornando em 2005, até 2006;
9 – José Antônio Fonseca, presidente entre 2004 e 2005;
10 – Marco Antônio Berberi, ficou na presidência de 2006 a 2010;
11 – Galdino Alves Júnior, exerceu a presidência em 2010;
12 – Rubens de Camargo Penteado, ficou na presidência de 2011 a 2016.