Equipe de fiscalização de cronotacógrafos passa por treinamento 02/12/2016 - 17:34
A equipe da Gerência de Avaliação Técnica, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, participou, ontem, de treinamento para atualização dos conhecimentos sobre as inovações tecnológicas implementadas nos cronotacógrafos. O palestrante foi o agente da Polícia Rodoviária Federal, aposentado, Amaral Ferreira da Silva, que é instrutor da empresa Continental Automotive Solutions Ltda, que detém 95% do mercado tecnológico mundial dos modelos VDO e Kienzle, com sede na Alemanha.
O objetivo do treinamento foi para que os agentes do Ipem-Pr pudessem aprimorar os procedimentos de fiscalização, como determina a Resolução do Contran nº 92, de 1999, que no seu artigo 4º, menciona que seja realizado treinamento prévio do agente fiscalizador, realizado pelo próprio fabricante do cronotacógrafo.
A Gerência de Avaliação Técnica está sob o comano de Ronaldo Sergio de Oliveira, que considerou importante a realização deste curso “para que os agentes possam realizar seu trabalho com maior eficiência e conhecimento sobre o aparelho a ser fiscalizado”, comentou o gerente do Ipem.
Cronotacógrafo – é uma ferramenta que indica e registra, ao mesmo tempo, a velocidade e a distância percorrida por um veículo. É capaz de capturar com alta precisão dados relacionados ao trabalho do motorista do veículo, como tempo gasto em paradas, o tempo gasto dirigindo, e o tempo total de trabalho realizado. Esses dados ficam armazenados num disco diagrama, inserido no interior do cronotacógrafo.
Outras informações devem estar presentes no instrumento, como a marca ou o nome do fabricante, a velocidade máxima de registro, o código de aprovação de modelo e os números relacionados às portarias de cronotacógrafos.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê, desde 1997, que veículos de transporte utilizem o cronotacógrafo, seja para transporte de cargas com peso bruto superior a 4.536 quilos, ou para transporte de mais de 10 passageiros.
A partir de 2009, por determinação legal, o Inmetro passou a vistoriar o cronotacógrafo regularmente, com inspeção a cada dois anos, com a emissão de um certificado de qualidade, que é utilizado nas fiscalizações de trânsito e na renovação da licença de trabalho do motorista. Assim, desde 2012, todos os cronotacógrafos devem passar por inspeção e lacração das peças.
O objetivo do treinamento foi para que os agentes do Ipem-Pr pudessem aprimorar os procedimentos de fiscalização, como determina a Resolução do Contran nº 92, de 1999, que no seu artigo 4º, menciona que seja realizado treinamento prévio do agente fiscalizador, realizado pelo próprio fabricante do cronotacógrafo.
A Gerência de Avaliação Técnica está sob o comano de Ronaldo Sergio de Oliveira, que considerou importante a realização deste curso “para que os agentes possam realizar seu trabalho com maior eficiência e conhecimento sobre o aparelho a ser fiscalizado”, comentou o gerente do Ipem.
Cronotacógrafo – é uma ferramenta que indica e registra, ao mesmo tempo, a velocidade e a distância percorrida por um veículo. É capaz de capturar com alta precisão dados relacionados ao trabalho do motorista do veículo, como tempo gasto em paradas, o tempo gasto dirigindo, e o tempo total de trabalho realizado. Esses dados ficam armazenados num disco diagrama, inserido no interior do cronotacógrafo.
Outras informações devem estar presentes no instrumento, como a marca ou o nome do fabricante, a velocidade máxima de registro, o código de aprovação de modelo e os números relacionados às portarias de cronotacógrafos.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê, desde 1997, que veículos de transporte utilizem o cronotacógrafo, seja para transporte de cargas com peso bruto superior a 4.536 quilos, ou para transporte de mais de 10 passageiros.
A partir de 2009, por determinação legal, o Inmetro passou a vistoriar o cronotacógrafo regularmente, com inspeção a cada dois anos, com a emissão de um certificado de qualidade, que é utilizado nas fiscalizações de trânsito e na renovação da licença de trabalho do motorista. Assim, desde 2012, todos os cronotacógrafos devem passar por inspeção e lacração das peças.